quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Resenha A Estrada da Noite, de Joe Hill.



Joe Hill (Joseph Hillstrom King) é um dos dois filhos escritores de Stephen King com a romancista Tabitha King - o outro é Owen King, autor da elogiada coletânea We're All in This Together (2005).
Ao contrário de Owen, Joe tentou esconder sua filiação por trás do pseudônimo, para se firmar sem qualquer influência paterna - Stephen King, evidentemente, é um dos maiores best-sellers do mundo e um nome que projeta uma sombra imensa sobre o gênero do horror. O artifício foi desmascarado rapidamente - mais rápido, com certeza, do que levou para que o pseudônimo do próprio Stephen King, "Richard Bachman", fosse revelado.
A Estrada da Noite, o primeiro romance de Joe Hill seguindo o sucesso crítico de sua coletânea de histórias 20th Century Ghosts (inédita no Brasil), foi um sucesso de vendas por aqui, tendo figurado por várias semanas nas principais listas dos mais vendidos, inclusive por algum tempo ao lado de A Torre Negra, de Stephen King. A muitos pontos de contato entre o romance e a obra de Stephen King, mas para ser honesto com Joe Hill, não vou compará-lo ao seu pai.
O romance segue Judas Coyne (trocadilho com "moeda de Judas"), um músico de rock gótico, agora na meia-idade, divorciado e semi-aposentado que, em sua morbidez, compra um fantasma pela Internet. Colecionador de objetos bizarros e sombrios - incluindo uma fita de vídeo que mostra um casal de jovens sendo mortos -, Jude, como é conhecido pelos amigos, não resiste à oferta de adquirir o paletó de um homem recentemente falecido. Quem o vendeu dizia que o fantasma acompanharia o paletó, e é justamente isso o que acontece, com a peça de roupa chegando em uma caixa preta em forma de coração.
É o fantasma de Craddock McDermott, pai de Anna McDermott, a suicida ex-amante de Jude. Muito rapidamente ficamos sabendo que assombrar Jude e os que estão em torno dele - a nova amante Marybeth e o secretário Danny - é um plano premeditado de vingança elaborado por Craddock e por sua outra filha, Jessica, que culpam Jude pelo suicídio de Anna. (Mais tarde se descobre que não era bem isso...)
Esse é um primeiro aspecto extraordinário do romance - a noção de que é possível premeditar um comportamento após a morte, e levá-lo adiante como um fantasma, por meio de uma técnica ou tecnologia. Craddock, caracterizado com o perfil de fundamentalista cristão ultraconservador, havia sido um experiente hipnólogo cujas técnicas foram aperfeiçoadas torturando vietnamitas durante a guerra do Vietnã, onde ele serviu como oficial de inteligência. A perseguição de Craddock a Jude é implacável, e passa por incitá-lo e aos que estão próximos dele ao suicídio e ao assassinato, por sugestão hipnótica. Craddock também consegue agir por meio de aparelhos eletrônicos como telefones, rádios e televisores - na assim chamada "transcomunicação".
Quando ficar na propriedade rural de Jude se torna perigoso demais, Jude e Marybeth pegam a estrada no Ford Mustang 1965 preto que ele reformou. As paradas incluem um dia na casa de Bammy, a avó de Marybeth, onde o casal faz contato mediúnico com o fantasma de Anna, pedindo a sua ajuda. Também ficamos sabendo algo mais sobre o passado de Marybeth, uma ex-dançarina exótica que fora abusada sexualmente enquanto adolescente, por um amigo da família (a quem a dupla também encontra na estrada).
O abuso infantil é um dos temas do livro. Jude fora abusado fisicamente pelo pai enquanto criança e adolescente, até finalmente deixar a casa de fazenda da família para perseguir sua carreira musical. E é justamente essa casa que forma a última parada dos dois perseguidos pelo fantasma. O lugar do confronto final - que aliás não cai na tentação de reconciliações fáceis com o passado.
Então leiam o livro, ele é muito bom e o filho de King não nega a genética e mete medo a cada página recomendo a leitura.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails