quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

JANELA SECRETA



Um escritor é acusado de plágio por um estranho, que começa a persegui-lo...baseado num conto de Stephen King... 

Quando o filme A JANELA SECRETA (The Secret Window) estreou nos cinemas, não me chamou muito a atenção, principalmente pelo péssimo e nada ilustrativo cartaz, que apenas estampa a cara do Johnny Depp, sem nos dar qualquer informação sobre a trama. Também não li nenhuma crítica muito entusiasmada sobre o filme, então acabei deixando passar. Agora, o filme está nas locadoras e finalmente pude corrigir a injustiça: A JANELA SECRETA é, sim, um filmaço, perfeito programa para um final de semana, mesmo que não tenha nada de muito espetacular ou brilhante.

A produção tem pelo menos três méritos: o primeiro é a interpretação soberba de Depp, que desta vez não trabalha com um personagem esquisito ou afetado, mas sim um escritor que parece realmente uma pessoa normal; o segundo é o roteiro coeso e a direção segura do mestre David Koepp, que já tinha dirigido o excelente O EFEITO DOMINÓ, além de ser um dos melhores roteiristas atuais de Hollywood (O QUARTO DO PÂNICO, HOMEM ARANHA e JURASSIC PARK foram escritos por ele); por fim, o terceiro e maior mérito de A JANELA SECRETA é o vilão realmente assustador criado por John Turturro. Aparentemente um caipira qualquer, o misterioso John Shooter composto por Turturro é uma verdadeira ameaça, que deixa o espectador realmente incomodado toda vez que entra em cena.

O filme é baseado em um conto de Stephen King, o que mais uma vez comprova que as histórias do autor baseadas em personagens humanos, e não no sobrenatural, são aquelas que rendem os melhores filmes – e CONTA COMIGO, À ESPERA DE UM MILAGRE, LOUCA OBSESSÃO e outros estão aí para comprovar isso. Divertido é ver o filme imaginando que Mort Rainey, o escritor interpretado por Depp, é o próprio Stephen King.

A JANELA SECRETA começa com uma tomada espetacular, sem cortes, onde a câmera começa no jardim de uma casa de campo, entrando por uma janelinha no segundo andar e vasculhando o local atrás de Mort. Pela rápida introdução, ficamos sabendo que ele flagrou sua esposa, Amy (Maria Bello), num motel com outro, o que deixou o sujeito altamente depressivo. Para dar a volta por cima e superar o trauma do processo do divórcio, já que Amy está até morando com o amante Ted (Timothy Hutton), Mort se isolou na sua casa à beira do lago para esquecer os problemas tentando escrever um novo livro. Mas ele está com bloqueio criativo, e só consegue pensar na traumática separação.

Mas o mais curioso de A JANELA SECRETA é o final-surpresa (pois é, Shyamalan fez escola), que poderá ser realmente chocante para alguns, embora lembre muito um recente filme de David Fincher. A idéia é bem bolada e realmente faz sentido, sendo uma criativa conclusão para a trama – a revelação do significado do nome "Shooter" me lembrou o arrepiante "Redrum" em O ILUMINADO. CONFIRAM!!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails